Olá! Como prometido hoje eu vim ensinar para você como fazer auto drenagem em casa que vai te ajudar no processo de emagrecimento, desintoxicação corporal, prevenir celulite, eliminar retenção de líquido, incrementar o sistema linfático que é o sistema de defesa do nosso corpo e ainda ter resultados imediatos.

A ação da drenagem possibilita a redistribuição da linfa (que é o líquido presente entre as células, que, em excesso, causa o inchaço) pelo corpo.

O grande problema é que estamos sujeitas a esse acúmulo diariamente – especialmente no verão e após os abusos na alimentação e na bebida alcoólica.

Aprender a fazer as manobras sozinha ou sozinho, é libertador, acredite!

Os movimentos repetitivos da drenagem são os principais responsáveis pela eliminação dessas toxinas.

Para auxiliar nos movimentos você pode usar cremes a base de cafeína e ervas, como a cavalinha e a centelha asiática, por exemplo, que com certeza irão potencializar o resultado da sua massagem.

O grande segredo da drenagem é seguir o trajeto do sistema linfático que é essa rede verde desenhada na imagem desse corpo.

Sempre começamos a drenagem  da região  mais próxima aos gânglios, para liberar o trajeto e permitir assim a drenagem da parte mais distante.

Coloque uma musica agradável, uma oração, uma meditação guiada ou mantra, aquilo que te faz relaxar e da prazer.

Deite-se, em sua cama mesmo e posicione travesseiros ou um triângulos abaixo do seus pés para deixá-los elevados e favorecer naturalmente sua drenagem.

Vamos começar ?!

  • 1. Deitada, com os braços cruzados e as mãos espalmadas, aperte suas  saboneteiras três vezes para estimular a captação da linfa pelos gânglios.
  • 2. Pressione três vezes a axila esquerda com a mão direita e vice-versa (esse é um movimento de bombeamento como se você apertasse e soltasse a região de forma suave e rítmica).
  • 3. Em seguida, vamos  drenar o  braço de proximal para distal, com pressão moderada,  deslize suas mãos em forma de bracelete e em direção ao ombro, finalizando na axila, lembre de seguir o trajeto do sistema linfático.
  • 4. Faça isso oito vezes em cada braço. Então, repita esse movimento de deslizamento também por oito vezes em cada antebraço, ou seja,  do pulso ao cotovelo. Sempre de iniciando de proximal para distal.
  • 5. Pressione a região da virilha , três vezes de cada lado.
  • 6. Com as mãos sobrepostas, faça movimentos circulares ao redor do umbigo  por 5 vezes.
  • 7. Faça movimentos de concha 3 vezes em cada posição simulando a formação de um quadrado ao redor do umbigo.
  • 8. Simule um movimento de onda na região logo abaixo do umbigo por 20 vezes e logo após apoie as mãos nas laterais da cintura e deslize até o centro do abdome cinco vezes para afinar a cinturinha Realize também essa manobra de maneira unilateral,  ou seja, um lado de cada vez. Faça 5 repetições de cada lado.
  • 9. Posicione seus braços cruzados por cima do abdome e realize 5 movimentos de deslizamentos da metade do tronco para axila em seguida com as mãos espalmadas no centro do seu abdome realize 5 deslizamento para lateral. Finalize as 5 repetições e repita o deslizamento cruzado por 3X.
  • 10. Vamos para as pernas ? Deslize as mãos oito vezes  na parte interna da coxa, na direção  do joelho para virilha.  Lembre que a primeira manobra sempre é de proximal para distal.

Repita este movimento na parte central da coxa e também na parte lateral sempre levando esse líquido para região de virilha. Lembre-se que os movimentos são relativamente lentos e rítmicos. Faça o mesmo na outra perna.

E para finalizar nossa drenagem, Realize 40 movimentos de ponta de pés para ativar a panturrilha, nossa bomba circulatória de retorno.

Eu já falei mas não custa nada lembrar que o grande segredo da drenagem é seguir direitinho o trajeto do sistema linfático. Então aproveita sua drenagem  para meditar, escutar uma música que inspire os movimentos e também para caprichar ou seja, realizar mais repetições nos locais que você mais incha.

Se você tiver feito alguma cirurgia, não faça essa técnica sem o auxílio de um profissional pois os fortes podem alterar o trajeto do sistema linfática e realizar a drenagem tradicional pode comprometer a sua cirurgia.

Um super beijo!!!!
Olga Vieira