Hoje vou dar umas dicas bem especiais para você que é fã de botox, que não vive sem faze-lo, como eu e que quer potencializar os seus efeitos.
O Botox é um dos tratamentos mais famosos para suavizar as rugas dinâmicas, como os pés de galinha, aquelas que aparecem entre as nossas sobrancelhas e na nossa testa.

Existem SIM, alguns cuidados que você pode e deve tomar depois da aplicação para potencializar os resultados e aumentar a sua duração.

A aplicação da toxina botulínica é bem rápida e simples. Porém, para que seus efeitos sejam os melhores possíveis e durem o tempo esperado, é preciso seguir alguns cuidados logo depois do procedimento.

São coisas simples, uma delas é não fazer massagens faciais no primeiro dia para evitar que a toxina botulínica saia do lugar de aplicação.
Também é aconselhável evitar se deitar por pelo menos quatro horas.
Outra dica é evitar fazer exercícios físicos no mesmo dia da aplicação.

Usar sempre o filtro solar com no mínimo FPS 30 e não se expor ao sol logo depois da aplicação. O sol pode acabar causando manchas permanentes na pele nos locais de aplicação.

O filtro solar é absolutamente indispensável depois da aplicação do Botox para evitar o surgimento de manchas no rosto. Mas isso não é tudo.

O sol, junto com o cigarro, é o principal fator causador do envelhecimento.

Por isso, deixar de proteger a pele contra a radiação solar vai acabar abreviando os efeitos rejuvenescedores do seu procedimento estético.

Uma pele castigada pelo sol pode apresentar uma textura nodular, além de ficar manchada. Se você conhece uma pessoa que passou a vida trabalhando sob o sol, você sabe do que estamos falando.

Infelizmente, essas pessoas acabam ficando com a pele mais áspera, mais espessa e com uma quantidade maior de rugas profundas.

Por isso, o uso do filtro solar é obrigatório todos os dias. Isso inclui mesmo aqueles dias em que você vai ficar em um ambiente fechado ou que o céu está nublado, pois o sol atravessa janelas e nuvens.

Em média, o recomendado é utilizar 1 colher de chá de filtro solar com FPS 30 ou superior nas regiões do rosto e do pescoço.

Para garantir a proteção, é necessário reaplicar o produto durante o dia.

O Botox  vai dar um efeito de rejuvenescimento ao suavizar as rugas e as linhas de expressão. Porém, não existe tratamento que simplesmente interrompa a passagem do tempo. É nesse ponto que precisamos falar do colágeno.

O colágeno é uma proteína que exerce funções estruturais no nosso organismo. Ele é responsável por manter a elasticidade e a firmeza da pele, além de dar força aos nossos cabelos e unhas.

A partir dos 30 anos, o colágeno sofre uma redução na sua produção pelo organismo. Isso acaba gerando alterações na estrutura da nossa pele, que fica mais suscetível ao surgimento das rugas e da flacidez, mesmo que você tenha aplicado Botox.

Por isso, a partir dos 35 anos mais ou menos, é necessário fazer uma reposição desse colágeno que o organismo está produzindo em quantidade mais baixa.

Ao fazer essa reposição, a pele terá mais condições de manter os efeitos da toxina botulínica, pois ela estará mais firme e mais elástica. Dessa forma, os efeitos do colágeno e do Botox se somam para combater o envelhecimento cutâneo.

Outro fator muito importante é que não existe mágica: aquilo que você coloca para dentro do seu corpo vai ser refletido na sua pele. Por mais que o sol e o cigarro sejam apontados como os grandes vilões da juventude, a alimentação também exerce um efeito muito importante nesse sentido.

Por isso, além de investir nos alimentos que ajudam a combater o envelhecimento, é preciso evitar aqueles que contribuem para as alterações causadas pela
passagem do tempo.

O açúcar, por exemplo, além de favorecer o acúmulo de peso, também acelera o envelhecimento. Isso porque ele é capaz de se juntar a algumas proteínas, entre elas o colágeno, atrapalhando suas funções.

Ou seja, além de favorecer o ganho de peso, o acúmulo de gordura abdominal e até mesmo algumas doenças sérias, o açúcar ainda atrapalha o funcionamento do colágeno. Com isso, a pele fica menos elástica e menos firme, mais sujeita ao surgimento de novas rugas.

Para aumentar a duração do efeito do Botox, é importante escolher alimentos que tragam benefícios à pele. Por isso, dê preferência às frutas vermelhas e cítricas, folhas verde-escuras, vegetais de cor laranja, castanhas e nozes. E, claro, mantenha-se bem hidratada.

Não precisamos nem mencionar, mas o cigarro é um fator que acelera muito o envelhecimento, reduzindo os efeitos da toxina botulínica. Por isso, ficar longe do cigarro também deve ser uma de suas metas de hábitos de saúde.

O efeito do Botox é muito satisfatório, mas ele tem uma duração determinada. Nas mulheres, ele dura de 4 a 6 meses, e nos homens dura até 4 meses em média, pois eles têm uma musculatura mais forte.

Por isso, é preciso fazer reaplicações periódicas para manter o efeito da toxina botulínica. Do contrário, a pele voltará a exibir as mesmas rugas de antes, pois o músculo que havia sido paralisado pela toxina voltará a se movimentar.
O Botox não vai interromper o envelhecimento cutâneo, porque ainda não existe tratamento para isso. Porém, quando os cuidados pós-aplicação são seguidos, você vai ter um resultado ainda mais satisfatório e duradouro.

Um beijo grande!
Camila Rodrigues.