Durante a gravidez ocorrem diversas mudanças nos níveis hormonais e essas mudanças favorecem o aparecimento de espinhas e outras alterações da pele.

No primeiro trimestre de gestação é comum que a pele piore devido às alterações bruscas hormonais, que aumentam a oleosidade da pele e favorecem a produção de sebo que, ao se combinarem com células mortas, bloqueiam o folículo piloso.

Em baixo dos poros obstruídos é produzida muita gordura, o que gera a infecção bacteriana causadora da acne. por isso, uma serie de cuidados devem ser seguidos diariamente, e durante toda a gravidez.

Para combater a acne na gravidez é recomendamos:
1. Evitar usar maquiagem, ou sempre que usar não esquecer de retira-lá., pois podem obstruir os poros da pele e aumentar a oleosidade;
2. Lavar a pele com sabão neutro ou suave 2 vezes por dia, evitando, assim, que se formem cravos e espinhas;
3. Aplicar uma loção tônica sempre após lavar e secar o rosto;
4. Aplicar protetor solar diariamente e repor sempre que necessário. Além da acne, esse é um momento em que as gestantes tendem a manchar a pele.

Alguns tratamentos são totalmente contra-indicados na gestação como por exemplo o Roacutan, cremes com ácidos, peeling com ácidos e laser, por isso o ideal é a gestante consultar um especialista para saber o que pode fazer para combater as espinhas na gravidez.

Outra coisa que a gestante não deve fazer é espremer os nódulos ou espinhas para evitar maior inflamação e cicatrizes.
Além disso também é importante evitar exposição prolongada ao sol, já que a radiação ultravioleta acelera o processo de formação de espinhas, e como já falei, usar filtro solar diariamente é imprescindível.

Outra coisa que ajuda na formação da acne é o consumo de alimentos que podem inflamar a pele, como leite, carboidratos e frituras, por isso tentar consumir ao mínimo também pode ajudar.

Seu estilo de vida influencia diretamente no controle da acne por isso procure ter uma Alimentação balanceada, consuma mais alimentos com gordura natural, frutas e verduras que hidratem a sua pele e que proporcionem as vitaminas e minerais que controlam o desequilíbrio hormonal.

Tente reduzir o estresse: a ansiedade é um fator influenciador para o aparecimento da acne. Portanto, tente se manter calma.
Realizar um pouco de exercício físico, como por exemplo, uma caminhada, favorece o transporte dos hormônios pelo sangue.
Seguir essas recomendações vai ajudar você a melhorar o problema da acne na gravidez e a ter uma gravidez saudável. Experimente e você vai ver os resultados!