Os tratamentos naturais tem sido cada vez mais procurados para ajudar nos cuidados com a nossa beleza.

A dica que trouxemos para vocês hoje é a ARGILOTERAPIA. Esse ingrediente natural, muito famoso em máscaras faciais, é capaz de proporcionar uma série de benefícios à nossa, pele como controlar a oleosidade, diminuir a aparência dos poros, clarear manchas, deixar seu rosto mais luminoso.

Conheça alguns tipos de argila e como elas podem nos ajudar:

Argila Branca – É a mais suave de todas. Composta de silicato de alumínio hidratado, importante hidratante e antirradicais livres. Possui um pH muito próximo da pele, sendo indicada para peles sensíveis e máscaras faciais. É especial para clareamento de manchas, peles oleosas e desvitalizadas.

Argila Verde – Ela pode ser usada por qualquer pessoa, pois tem pH neutro. Tem a maior concentração de minérios: óxido de ferro, magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. É cicatrizante, desintoxicante, reguladora da produção sebácea, sendo ideal para peles oleosas e acneicas.

Argila Cinza (ou Amazônica) – Nativa da Amazônia, é rica em nutrientes e sais minerais que ajudam a eliminar as toxinas da superfície da pele e ativam a regeneração celular. Indicada para controlar seborreia, rejuvenescimento com ação antioxidante, eliminar gordura localizada e celulite e aumentar a hidratação da pele.

Argila Amarela – É rica em dióxido de silício e silício. Seus sais minerais deixam o tecido mais rígido e saudável, aumentando a produção de colágeno. Especial para rejuvenescimento e efeito tensor, atuando na flacidez cutânea.

Argila Marrom – É mais rara, devido sua pureza. Tem silício, alumínio e titânio. Tem efeito rejuvenescedor do tecido, ativador da circulação e revitalizador celular. Possui ação purificante, adstringente, remineralizante, cicatrizante e antiacne.

Argila Preta – Conhecida também como Lama Negra é considerada um material muito nobre. É retirada de uma profundidade maior que 4 metros. Suas ações estimulante, antitóxica, nutriente, antisséptica, redutora e adstringente é também indicada para tratamentos corporais, pois ativa a microcirculação sanguínea.

Como preparar e aplicar a máscara de argila
1. Em um pote de vidro ou cerâmica, misture a argila em pó com água mineral/filtrada até obter uma pasta homogênea.
2. Aplique no rosto limpo e deixe agir pelo tempo necessário – 15 minutos para uma limpeza suave e até 30 minutos se a intenção é tratar cravos e espinhas.
3. Se a argila ficar muito ressecada e começar a incomodar (acontece principalmente com as mais escuras, como a verde), a dica é hidratar a máscara borrifando água.
4. Lave bem o rosto, retirando todos os resíduos da argila, e hidrate em seguida.

Gostaram? Conta aqui pra gente se vc já usou argila e se amou?